Saiba tudo sobre o Cordão Girassol

 

 

O Cordão de Girassol é um símbolo de identificação de deficiências ocultas que está ganhando cada vez mais espaço em grandes estabelecimentos, como comércios, transporte, entre outros. A lei que institui o uso do cordão de girassol para identificação de pessoas com deficiências ocultas foi aprovada em diversas cidades do Brasil e do mundo.

 

Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Cordão Girassol.

 

O que é o Cordão Girassol?

O Cordão de Girassol é um cordão ou colar com girassóis amarelos em fundo verde que pode ser usado opcionalmente por pessoas com deficiências ocultas. Nem todas as deficiências exigem suporte especial ou atendimento diferenciado perceptíveis à primeira vista. O uso do cordão de girassol elimina a necessidade de explicações e justificativas e evita constrangimentos de ambas as partes.

 

Como surgiu o Cordão Girassol?

O cordão de girassol foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres. A ideia é que, ao utilizar o Cordão de Girassol, as equipes dos estabelecimentos públicos e privados fiquem cientes de que a pessoa pode necessitar de suporte especial, devido a uma doença invisível ou deficiência oculta.

 

Onde usar o Cordão de Girassol?

O Cordão de Girassol pode ser usado em grandes estabelecimentos, como comércios, transporte, entre outros, para que equipes de atendimento possam prestar o atendimento adequado.

 

Como usar o Cordão de Girassol?

O Cordão de Girassol pode ser usado como um colar ou pulseira, e deve estar visível para que as equipes de atendimento possam identificar a pessoa com deficiência oculta.

 

Curiosidade

O girassol simboliza a felicidade, vitalidade e energia, tornando-se uma escolha significativa para representar a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.

 

Deficiências contempladas

O uso do Cordão de Girassol é opcional e pode ser usado por pessoas com deficiências ocultas, como autismo, doenças raras, deficiência auditiva, fibromialgia, deficiências cognitivas, entre outras.

 

Benefícios do uso do Cordão Girassol

O uso do Cordão de Girassol elimina a necessidade de explicações e justificativas e evita constrangimentos de ambas as partes. Além disso, garante que as pessoas com deficiências ocultas recebam o tratamento adequado.

 

Lei completa

A Lei 14.444 determina o modelo e as cores do Cordão de Girassol – verde, estampado de girassóis da cor amarela.

O PL 5.486/2020 deixa claro que o uso do cordão de girassóis por parte de pessoas com deficiências ocultas é opcional.

Lei (Lei 14.624) que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas.. A lei foi sancionada sem vetos e trata do uso do cordão ou colar de girassóis para identificar pessoas com alguma deficiência oculta.

 

Como adquirir o Cordão Girassol?

O Cordão de Girassol pode ser adquirido no Mercado adaptado, O marketplace da inclusão.

Ao comprar o Cordão de Girassol, você ajuda a promover a inclusão de pessoas com deficiências ocultas.

O Cordão de Girassol é um símbolo importante para a inclusão de pessoas com deficiências ocultas. Ao utilizar o cordão, as equipes dos estabelecimentos públicos e privados ficam cientes de que a pessoa pode necessitar de suporte especial, devido a uma doença invisível ou deficiência oculta.

Cordão Girassol

 

 

IMPORTANTE:

O exercício dos direitos da pessoa com deficiência não estará condicionado ao acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado.

O Cordão visa amenizar situações de alto estresse em filas e atrasos, tornando a experiência dessas pessoas mais tranquila.

Fonte: Agência Senado

O futuro é mais inclusivo! Adquira o seu Cordão de Girassol agora mesmo em nosso site e faça parte dessa transformação positiva. Juntos, podemos construir um mundo melhor para todos.

 

Mercado Adaptado
Feliz de saber sua opinião

Deixe uma Comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Mercado Adaptado
Logo