Saiba tudo sobre o Cordão Girassol
O Cordão de Girassol é um símbolo de identificação de deficiências ocultas que está ganhando cada vez mais espaço em grandes estabelecimentos, como comércios, transporte, entre outros. A lei que institui o uso do cordão de girassol para identificação de pessoas com deficiências ocultas foi aprovada em diversas cidades do Brasil e do mundo.
Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Cordão Girassol.
O que é o Cordão Girassol?
O Cordão de Girassol é um cordão ou colar com girassóis amarelos em fundo verde que pode ser usado opcionalmente por pessoas com deficiências ocultas. Nem todas as deficiências exigem suporte especial ou atendimento diferenciado perceptíveis à primeira vista. O uso do cordão de girassol elimina a necessidade de explicações e justificativas e evita constrangimentos de ambas as partes.
Como surgiu o Cordão Girassol?
O cordão de girassol foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres. A ideia é que, ao utilizar o Cordão de Girassol, as equipes dos estabelecimentos públicos e privados fiquem cientes de que a pessoa pode necessitar de suporte especial, devido a uma doença invisível ou deficiência oculta.
Onde usar o Cordão de Girassol?
O Cordão de Girassol pode ser usado em grandes estabelecimentos, como comércios, transporte, entre outros, para que equipes de atendimento possam prestar o atendimento adequado.
Como usar o Cordão de Girassol?
O Cordão de Girassol pode ser usado como um colar ou pulseira, e deve estar visível para que as equipes de atendimento possam identificar a pessoa com deficiência oculta.
Curiosidade
O girassol simboliza a felicidade, vitalidade e energia, tornando-se uma escolha significativa para representar a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.
Deficiências contempladas
O uso do Cordão de Girassol é opcional e pode ser usado por pessoas com deficiências ocultas, como autismo, doenças raras, deficiência auditiva, fibromialgia, deficiências cognitivas, entre outras.
Benefícios do uso do Cordão Girassol
O uso do Cordão de Girassol elimina a necessidade de explicações e justificativas e evita constrangimentos de ambas as partes. Além disso, garante que as pessoas com deficiências ocultas recebam o tratamento adequado.
Lei completa
A Lei 14.444 determina o modelo e as cores do Cordão de Girassol – verde, estampado de girassóis da cor amarela.
O PL 5.486/2020 deixa claro que o uso do cordão de girassóis por parte de pessoas com deficiências ocultas é opcional.
Lei (Lei 14.624) que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas.. A lei foi sancionada sem vetos e trata do uso do cordão ou colar de girassóis para identificar pessoas com alguma deficiência oculta.
Como adquirir o Cordão Girassol?
O Cordão de Girassol pode ser adquirido no Mercado adaptado, O marketplace da inclusão.
Ao comprar o Cordão de Girassol, você ajuda a promover a inclusão de pessoas com deficiências ocultas.
O Cordão de Girassol é um símbolo importante para a inclusão de pessoas com deficiências ocultas. Ao utilizar o cordão, as equipes dos estabelecimentos públicos e privados ficam cientes de que a pessoa pode necessitar de suporte especial, devido a uma doença invisível ou deficiência oculta.
IMPORTANTE:
O exercício dos direitos da pessoa com deficiência não estará condicionado ao acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado.
O Cordão visa amenizar situações de alto estresse em filas e atrasos, tornando a experiência dessas pessoas mais tranquila.
Fonte: Agência Senado
O futuro é mais inclusivo! Adquira o seu Cordão de Girassol agora mesmo em nosso site e faça parte dessa transformação positiva. Juntos, podemos construir um mundo melhor para todos.